Imagem capa - 3 motivos para você fazer um ensaio newborn lifestyle por joanna dalmeida s cohen
Artigos de Fotografia

3 motivos para você fazer um ensaio newborn lifestyle

Hoje vou contar um pouquinho pra vocês como me apaixonei por fotografar bebês no estilo newborn lifestyle e 3 motivos para você fotografar seu bebê nesse estilo. Se você for fotógrafa, esse artigo também é pra você.  Veja abaixo 3 motivos para se apaixonar por esse tipo de ensaio.


Quando comecei a fotografar recém-nascidos, costumava oferecer aos meus clientes um ensaio newborn propriamente dito. Colocava o bebê no pufe, no cesto, nas poses clássicas do bumbum, de ladinho, um monte de props, mantas e fundos fotográficos.


Apesar de achar bem bonito esse estilo, sempre tive uma tendência a fotografá-los da forma mais natural possível. Cores claras, poucos acessórios, focando mais no bebê. Depois comecei a perceber que durante o ensaio eu acabava “desviando” um pouco do ensaio newborn e começava a registrar momentos verdadeiros entre os pais e o recém-nascido. Queria fotografar as expressões do bebê, seu quartinho, a mamãe amamentando e tudo o mais que pudesse contar uma história dos primeiros dias de vida daquela criança. Criar retratos de bebês dormindo não era o que fazia meu coração mais feliz (sim, porque nós fotógrafos fotografamos com o coração). Eu tinha necessidade de fazer registros verdadeiros que representassem os primeiros dias de vida daquele bebê.


Foi assim que eu descobri que o que eu realmente queria era fotografar os primeiros dias do recém-nascido de forma mais natural e espontânea. Sem precisar de acessórios ou modismos pois o que realmente importa é documentar o momento especial que é a chegada de um filho na família.


Passei por todo um processo e atualmente só fotografo recém-nascidos com ensaios newborn lifestyle e luz natural.  Veja abaixo 3 motivos para você fazer um ensaio newborn lifestyle do bebê.



NATURAL

A chegada de um bebê na família traz uma nova atmosfera para a casa. Uma energia meio mágica que eu poderia traduzir como uma mistura de amor, paz e simplicidade. Nós mães,  começamos a enxergar o mundo com outros olhos e parece que por um instante ele pára. Começamos a dar valor às coisas simples da vida, esquecemos da correria do dia-a-dia e tudo o que importa está ali, embalado na mantinha ou tirando uma sonequinha no berço.


O ensaio newborn lifestyle documenta os primeiros dias do bebê de forma simples e natural, registrando momentos verdadeiros do recém-nascido com a família. Fotos da conexão do papai e da mamãe com o bebê, do olhar do recém-nascido para a mamãe, da decoração do quartinho criando memórias lindas desse momento especial. 


Quanto mais simples e natural é o registro, mais conseguimos enxergar a pureza e beleza desses momentos.









RESPEITO

No ensaio newborn lifestyle o respeito pelo bebê e pela nova família que está se formando é um dos pontos principais. A segurança do recém-nascido está sempre em primeiro lugar. Tudo é feito com muito carinho e respeitando o tempo do bebê e o seu bem-estar. Dou algumas dicas para que ele durma com maior facilidade durante o ensaio, mas sempre respeitamos sua vontade. Se ele quer mamar, ele mama. Se ele quer ficar acordado, fica acordado. Se quer dormir, ele dorme. Se quer um colinho, ele ganha.


Ele é um “mini ser humano” que acabou de chegar ao mundo. Precisa de muito respeito, carinho, amor e atenção.







CONFORTO

O ensaio é realizado na casa do cliente, portanto o bebê é fotografado no aconchego da sua casinha. Para os pais é um conforto ainda maior. Sair com crianças, com bebê e principalmente recém-nascido não é nada fácil. Fralda, lenço umedecido, muda de roupa da criança, pomada de assaduras, trocador portátil, muda de roupa para a mãe caso o leite vaze, bebê conforto, e etc. Se o bebê tiver um irmão mais velho o trabalho pode até dobrar.

Em muitos casos a nova mamãe também está recém-operada porque acabou de se submeter a uma cesárea. Sem falar nas noites mal dormidas que a mamãe passa nas primeiras semanas de vida do bebê. Assim não tem nada mais confortável do que fazer uma sessão de fotos na sua casa.









Se você quer ter um ensaio de recém-nascido assim do seu bebê escreva para contato@joannacohen.com.br ou clique aqui e me envie uma mensagem.