Imagem capa - Dicas do que vestir no ensaio fotográfico por joanna dalmeida s cohen
Artigos de Fotografia

Dicas do que vestir no ensaio fotográfico

O QUE VESTIR NO ENSAIO FOTOGRÁFICO


Você sonha com um ensaio fotográfico da sua família, pesquisa, procura um fotógrafo que tenha fotos que combinem com seu estilo de vida e de sua família, agenda o ensaio e surge aquela dúvida do que vestir no ensaio fotográfico.


Isso também aconteceu com você?


É natural que surjam dúvidas mesmo, até porque as expectativas para a sessão fotográfica são grandes.


Mas o que vestir no ensaio é realmente importante?


É muito importante você saber o que vestir sim, pois suas roupas vão contribuir para mostrar o seu lifestyle, para dar o clima do momento e a carinha das fotos.


Se você me contratou é porque você curte minhas fotos e meu estilo de fotografar, certo?


As roupas tem o poder de até mesmo modificar o estilo fotográfico proposto.


Sendo assim, seguem abaixo algumas dicas do que vestir e levar para nosso ensaio fotográfico. Seguindo essas dicas, tenho certeza que ele será um sucesso!


GUIA DO QUE VESTIR NO ENSAIO FOTOGRÁFICO


1. As roupas devem mostrar quem você é

De um modo geral, as roupas devem mostrar quem você é. Se você tem um estilo mais despojado, não adianta vestir uma roupa super elegante para o ensaio, pois as fotos não vão representar honestamente quem você é e provavelmente você não gostará tanto do resultado.


2. Os looks devem combinar com a locação das fotos


Se o ensaio acontecer na sua casa, as roupas devem ser adequadas para roupas mais casuais. Se acontecer na praia, devem combinar com praia e assim por diante.

Elas devem ser confortáveis e apropriadas para o clima (calor ou frio).


3. Como escolher as cores das roupas


Dê preferência por cores neutras ou cores pastéis. No entanto, fica legal se adicionarmos um pouco de cor nos acessórios, como em brinco colorido, um sapato colorido ou uma tiara ou lacinho no cabelo da menina, por exemplo.  

Em fotos de grupo (família, grávida + futuro papai) não coloque todos do grupo usando a mesma cor, a não ser que sejam com tonalidades diferentes. Escolha 2 cores diferentes que combinem entre si e vista a família dessa forma. Lembre-se que é importante ter harmonia e que as cores devem ser coordenadas.


4. Estampas


Evite roupas muitas estampadas. Dê preferência por estampas pequenas. No caso de fotos de família, não fica legal todos vestirem roupas estampadas. Dessa forma, uma pessoa deve vestir a roupa estampada e as demais, usarem roupas sem estampa e com cores que combinem. Muito atenção às estampas. Elas podem dar um “up” nas suas fotos ou podem acabar com a harmonia das roupas.


5. Cabelo e maquigem


As mulheres gostam de se sentir bonitas e querem estar bonitas nas fotos. Por isso é importante que o cabelo esteja do jeito que você goste. Se você gosta do seu cabelo natural, deixe-o natural. Se você gosta dele escovado, faça uma escova.

Para maquiagem, acho interessante fazer ao menos uma make básica. Isso significa passar uma base, um corretivo (principalmente para as mamães de recém-nascido que têm poucas horas de sono), um blush para dar uma coradinha na bochecha e um rímel para realçar os olhos.

Receber uma maquiadora profissional em casa para te preparar para o ensaio também é uma boa opção para ensaios de gestantes e família, e normalmente as mulheres adoram o resultado. Para ensaio newborn, acredito que a logística fica um pouco complicada e por isso não recomendo. Eu tenho maquiadora para indicar para indicar para minhas clientes. É um serviço terceirizado. Se você tiver interesse, me mande um email que te passo mais informações.


6. NÃO USAR no ensaio fotográfico:


- todos de jeans e camisa branca;

-  todos vestidos iguais;

- relógio;

- estampa em excesso;

- acessórios em excesso;

- tênis com cores muitos vibrantes e/ou fluorescentes;

- camisa com a marca estampada ou nome da marca aparecendo;

- camisas de time de futebol

- top branco ou preto de academia (nos ensaios de gestante).


7. Por onde começar


Comece a escolhendo a roupa da gestante (no caso de ensaio gestante) ou da mamãe (no caso de ensaio newborn ou família) para depois escolher os looks do restante do grupo.

Veja abaixo algumas sugestões de looks por tipo de ensaio, mas tenha em mente que são apenas sugestões.


ENSAIO NEWBORN (RECÉM-NASCIDO)


O importante no ensaio newborn é realçar a beleza e pureza do bebê. Nada melhor do que um simples body branco para demonstrar isso.


Sugestão de looks para o bebê:

- Body branco ou em cor pastel;

- Mantas em tons suaves e mantas mais descoladinhas (aqui pode ser um pouco mais colorida, estampada ou até mesmo em preto e branco);

- Macacão de cor sólida ou com estampa (desde que seja descoladinho) – é importante que esteja justinho no bebê (escolha os menores).


Sugestão de looks para mamãe:

Vestidos, tricots, saias longas, jeans + camiseta, blusa jeans


Sugestão de looks para o papai:

-  bermuda cargo + camiseta;

- calça jeans + camiseta ou blusa pólo.


Misturar texturas sempre dá um efeito muito legal nas fotos, como por exemplo o uso de rendas, tricot, jeans.


ENSAIO DE GESTANTE


As roupas devem deixar em evidência a barriguinha da futura mamãe. Rendas, e transparências são sempre muito bem-vindas para grávidas. 


Sugestões de looks para as mamães:

- top cropped + saia longa;

- top crooped + short jeans;

- vestidos curtos ou longos;

- calça jeans + cropped (para aparecer a barriga)

- saia jeans + blusinha justa


Mais algumas sugestões de looks, principalmente para ensaios realizados em casa:

-  calça jeans + blusa social branca com botões abertos na barriga;

- blusão jeans;

-  calça jeans ou legging + blusa justinha de cor neutra de manga comprida;

- casaco de tricot ou moleton para ensaios que acontecem no inverno;

-  lingerie e ou camisola.


Sugestões de looks para os papais:

-  bermuda cargo + camiseta;

- calça jeans + camiseta ou blusa pólo


Para ensaios externos, lembre-se de levar protetor solar, lanchinho e água fresca para a gestante (ela precisa!). Leve também, uma canga para apoiar as bolsas com as mudas de roupas e vá de biquíni por baixo para facilitar a troca de roupa caso necessário.


ENSAIO DE FAMÍLIA


A criança é a estrela principal do ensaio de família. Ela pode vestir-se com cores coordenadas em relação aos pais ou pode estar um pouco mais em evidência.


Nesse último caso, fica legal dar um toque de cor um pouco mais vibrante, seja num acessório ou até  mesmo em uma peça de roupa. Outra opção é vestí-la com uma peça estampada ou mais engraçadinha.


Sugestão de looks para mamãe:

Vestidos, tricots, saias longas, jeans + camiseta, blusa jeans


Sugestão de looks para o papai:

-  bermuda cargo + camiseta;

- calça jeans + camiseta ou blusa pólo.


Sugestão de looks para a criança:

Bodies (bebês), macacão (bebês), bermuda + camiseta ou polo (meninos), vestidos (meninas), legging + bata (meninas)


Para ensaios externos, lembre-se de levar protetor solar, repelente, lenço umedecido, toalha,  lanchinho e água fresca para as crianças. Leve também, uma canga para apoiar as bolsas com as mudas de roupas.


Se tiver mais alguma dúvida sobre o que vestir no ensaio ficarei feliz em esclarecer! Não deixe de entrar em contato! =)